A massagem Ayurvédica é derivada da medicina Ayurvédica, que significa “Ciência da
Vida” e é a massagem mais tradicional da Índia. A Massagem Ayurvédica é um dos segredos mais bem guardados da Índia.
É realizada com óleos essenciais, seguindo as diretrizes estabelecidas pela medicina Ayurvédica, que é um sistema de medicina usado na Índia há algum tempo.
O termo “Ayurveda” tem origem nos sons, Ayur significa vida, movimento e Veda significa conhecimento ou sabedoria, a resultar em “Sabedoria de movimento”. É um sistema holístico que busca o bem-estar geral da pessoa com base em seus dosha ou constituição (vata, pitta ou kapha) e sua Vikrite ou desequilíbrio no dosha que causar a doença. Depois de entender o desequilíbrio, os óleos podem ser adaptados de acordo com o diagnóstico, através do ritmo e a força da técnica de massagem para resolver os sintomas do paciente.
Cada movimento ou toque é realizado com o objetivo de buscar harmonia entre esses três elementos: ar (Vata), água (Kapha) e fogo (Pitta). Além disso, esse tipo massagem tem a vantagem de beneficiar o corpo e a alma. Oferece muitas virtudes relaxantes inegáveis, além de oferecer outros benefícios, como nutrir a pele, tonificação e relaxamento dos tecidos musculares.
Também melhora a circulação sanguínea e linfática enquanto fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência às doenças. Também dá ao corpo uma sensação de energia e leveza. Também relaxa as articulações e a coluna, ajuda a melhorar a postura e combater dores nas costas.
Por outro lado, aumenta a consciência do seu próprio corpo, de modo a corrigir o fluxo de energia eletromagnética que flui através dele, aumenta também a concentração, inteligência, vitalidade sexual e força.