A massagem desportiva, ou também chamada de “massagem profunda”, é uma forma de massagem que envolve a manipulação de tecidos moles para o bem-estar das pessoas envolvidas em atividades físicas, seja um atleta de alto nível ou uma pessoa que frequenta uma academia regularmente. É um método de preparação e restauração dos tecidos musculares para optimizar a realização da atividade física.

Ao contrário da massagem convencional, a Massagem Desportiva concentra-se exclusivamente em trabalhar todos os aspectos fisiológicos para otimizar o contexto da atividade física ou desempenho esportivo.

O que é procurado com este tipo de massagem? É aliviar o peso dos músculos envolvidos na atividade física que está a ser realizada.

Existem diferentes tipos de massagem desportiva. A massagem pré-competição, que é feita antes da competição ou antes do início da atividade física, que busca a preparação ideal dos músculos para o momento do esforço, aumenta a elasticidade e previne lesões que possam ocorrer durante a competição.

Há também um tipo específico de massagem pós-competição ou massagem pós-evento, que ocorre após a atividade física, que visa recuperação muscular e redução de fadiga. Finalmente, temos a Massagem Desportiva para manutenção, o que é aconselhável de vez em quando, a fim de proporcionar conforto ao músculo e ao corpo, com o objetivo de manter o tónus ​​muscular e a boa postura, além de aliviar a sobrecarga de estresse.

As técnicas utilizadas nesta massagem são lentas e intensas para atingir tecidos profundos. Sua principal função é reduzir a sobrecarga muscular e a fadiga, para evitar lesões causadas por treinamento excessivo.

Se você realizar treinamento intenso com frequência, essa terapia será sua melhor aliada, a promover uma recuperação ideal e, portanto, melhor desempenho. Também ajuda a evitar possíveis lesões que podem ocorrer durante a atividade física.