As palavras TUI – NA expressam a natureza vigorosa do sistema de cura com a mãos, cujo significado é “empurrar” a TUI e “agarrar” NA.
Com o tempo, Tui Na vem se expandindo no Ocidente, pouco a pouco e muitas pessoas usam-na como uma maneira de equilibrar corpo, mente e espírito. Assim, a Tui Na Massage ocupa uma posição de honra na medicina tradicional Chinesa, nomeadamente no tratamento de lesões, pois não só trata os músculos e articulações, mas também restaura a circulação de energia vital do paciente. É baseado na teoria fundamental do “Qi” que flui no corpo através de catorze canais, chamados meridianos.
Esta massagem ancestral desperta a maravilhosa capacidade de cura do corpo, ajuda a relaxar e, ao mesmo tempo, melhora os problemas musculares, orgânicos e emocionais.
Esta massagem busca reajustar o equilíbrio entre o yin e o yang e, desta maneira, facilitar a harmonia de todo o sistema e tratar a dor crônica.
Nela usam-se técnicas de manipulação precisas, como agarrar, esfregar, suavizar, esfregar, amassar, esticar, pressionar, visando a adaptação e equilíbrio do corpo e mente. Esses movimentos não apenas exercitam os músculos e articulações, mas também agem de maneira mais profunda, a influenciar o fluxo de energia vital do corpo.